O projeto Parque Bengui de Informática (PBI), criado em 2018, é uma iniciativa do Parque Shopping Belém, com realização do Instituto IRIS e parceria da Microlins e UNAMA – Universidade da Amazônia. Anualmente, são oferecidas cerca de 100 vagas para alunos vinculados a duas instituições sociais do bairro do Bengui, onde está instalado o shopping – o Movimento Emaús e o Espaço Tia Anizia – além de colaboradores de campo do shopping e seus familiares.
Além das aulas de informática, eles passam por mentorias e atividades culturais, com o objetivo de ampliar a capacitação profissional e desenvolver habilidades sociais e pessoais ligadas ao ambiente corporativo.
Mais que uma formação técnica, o PBI representa uma ferramenta poderosa na construção de sonhos. Uma abordagem completa, que faz com que os participantes desenvolvam habilidades para o mercado de trabalho, mas também promovam um crescimento pessoal, transformando não só a vida dos alunos, mas das suas famílias e toda a comunidade.
Shopping: Parque Shopping Belém
Dia dos Namorados 2022 – Loja do Ex
O Dia dos Namorados é uma data importante para o varejo, mas na região norte, a celebração do amor tem um desafio extra. O dia 12 junho está entre duas datas muito fortes e com grande apelo de compras: o Dia das Mães e o São João. Em Belém, o São João agita a cidade com festas privadas e promovidas pela Prefeitura, além de trazer programação especial nas escolas infantis. Ou seja, é um grande vetor de consumo para o segmento de moda, que é tão forte em shoppings. Por isso, a ideia do Parque Shopping Belém para o Dia dos Namorados 2022 era realizar uma campanha institucional, realizada exclusivamente no digital, mas com um apelo social, marcando assim a passagem da data, mas sem investimentos que comprometessem o planejamento de Mães e do São João. E assim nasceu a Loja do Ex, como uma ação social em parceria com o Movimento República de Emaús, projeto social que já é parceiro do shopping e que utiliza a arte, a cultura e a educação para tirar crianças e jovens do trabalho infantil.
Parque Reciclagem – Uma jornada ESG
O Parque Reciclagem reúne quatro iniciativas inspiradas na parceria entre o Parque Shopping Belém e a Equatorial, concessionária de energia do Pará. As ações, demonstram a visão integrada de sustentabilidade do empreendimento, não apenas com foco na questão ambiental e na destinação correta dos resíduos, mas, principalmente, no entendimento dos princípios ESG. Nascida de uma colaboração através do programa E+ Reciclagem, que dá descontos na conta de energia para pessoas físicas que destinam corretamente resíduos sólidos recicláveis, o Parque Reciclagem vem ganhando corpo e se transformando num agente de educação, transformação social e engajamento coletivo. O Parque Belém é o único shopping da cidade a ter um ponto do projeto E+ Reciclagem, que possui outros 11 pontos espalhados pelo Pará. Além do ineditismo no segmento varejista, o projeto ganhou dimensões de impacto social a partir da parceria com o Emaús e vem se desdobrando em iniciativas que criam um verdadeiro ciclo virtuoso.
Parque Bengui de Informática – PBI
O Projeto Parque Bengui de Informática – PBI – é uma idealização do Parque Shopping Belém e do Instituto IRIS que, através da parceria com a Rede Microlins, vem promovendo, desde outubro de 2018, acesso a inclusão digital e profissionalização gratuita aos moradores da Comunidade do Bengui vinculados ao Movimento Emaús, ONG francesa que atua no mundo inteiro através de grupos comunitários reciclando objetos para venderem a pessoas carentes, e ao Espaço Tia Anízia, ONG dedicada a aprendizagem dos moradores do Bengui.
Com duração prevista para 10 meses, o projeto teve início em maio de 2018, e está sendo realizado em uma das lojas do Parque Shopping Belém através do gerenciamento da Rede Microlins.