Projeto Guardiões da Horta

O projeto Guardiões da Horta, realizado pelo Bangu Shopping em parceria com a Escola Municipal Getúlio Vargas, tem como objetivo promover a educação ambiental, alimentação saudável e sustentabilidade para cerca de 100 alunos do ensino fundamental.

Com a primeira horta orgânica implantada em uma escola municipal no Rio de Janeiro, o projeto é totalmente mantido pelo shopping e cultivado pelos alunos, com a supervisão de um biólogo especialista em paisagismo ecológico e a monitoria de ex-integrantes de projetos sociais do shopping. O projeto também conta com a participação dos professores da Escola, que ministram aulas práticas e oficinas de plantio, promovendo a integração da comunidade escolar.

A iniciativa promove a educação ambiental, o combate ao desperdício, a geração de valor a partir da colheita e a ressignificação de espaços. Assim, o projeto contribui para a formação de cidadãos conscientes, engajados e comprometidos com a promoção da sustentabilidade.

Life Style Bangu Shopping

Além de oferecer aos seus visitantes um novo jeito de viver a experiência de estar em um shopping, o projeto gerou também resultados concretos.

Ao redor da nova área, os lojistas registraram crescimento das vendas, aumento da satisfação dos clientes e do tempo de permanência no shopping, aumento do fluxo no Lifestyle, além do incremento da oferta de lazer infantil gratuito. Tudo isso valorizando o patrimônio histórico do bairro.

Assim, o Bangu Shopping se destaca na região ao proporcionar aos moradores da Zona Oeste carioca um pouquinho do que antes só podia ser usufruído por quem mora nos bairros nobres da capital: o benefício de estar perto da natureza, brincar e se divertir gratuitamente, com todo o conforto e segurança.

Eficiência, redução de custos e sustentabilidade na palma da mão.

Para o Bangu Shopping, a energia mais limpa é aquela que não é consumida. Mas, gerenciar os ativos energéticos de um ambiente tão diverso quanto um shopping center pode ser extremamente complexo. O melhor caminho para se obter resultado é através de tecnologias digitais disruptivas capazes de otimizar custos e garantir ganhos na produtividade.

Foi assim que o Bangu Shopping implementou uma solução IoT de inteligência de dados que capta em tempo real o consumo de energia de todo o shopping, sintetiza a informação de forma gerencial e, através de algoritmos de machine learning, fornece insights fundamentais para a otimizar a operação. Tudo isso na palma da mão.

Para garantir o sucesso da solução, foi necessário mudar a mentalidade e a cultura do shopping. A eficiência energética deixou de ser considerada uma ação pontual para se tornar um processo de melhoria contínua, com o envolvimento de toda a equipe e resultados que são bons não só para o shopping, mas para o meio ambiente.

Guardiões da Horta – Educando para a sustentabilidade

A história do Bangu Shopping está ligada à história da Cia Progresso Industrial do Brasil, Fábrica Bangu de tecidos fundada em 1893 no prédio tombado onde hoje funciona o Shopping. A Fábrica iniciou em uma área rural transformada durante décadas por melhorias socioeconômicas e educacionais , hoje Bangu é o 2o bairro mais populoso da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Além da construção de casas para os operários da Fábrica, a Cia Progresso também fundou a primeira escola do bairro, para oferecer educação aos filhos dos funcionários. É é nesta mesma escola – Escola Municipal Getúlio Vargas – que o Bangu Shopping realiza desde 2019 um projeto socioambiental – o GUARDIÕES DA HORTA, uma horta escola que tem como objetivo educar para a sustentabilidade, alunos e professores da instituição para a aprendizagem sobre o plantio, o cultivo, alimentação saudável, geração de renda ou valor através da colheita, ressignificação de espaços e valorização da cultura de sustentabilidade.