AMAZÔNIA ENCANTADA

O projeto “Amazônia Encantada”, realizado no Manauara Shopping, em outubro de 2023, foi uma celebração da cultura popular brasileira de forma inovadora. O projeto que é inspirado em uma ação originalmente norte-americana, provocou sensação de pertencimento, destacando-se pela memória afetiva, além de ressaltar importância da ESG.

A experiência imersiva trouxe à vida lendas do folclore brasileiro, como: Saci, Iara e Curupira, num discurso que ressalta a crença dos povos originários, servindo como ponte entre gerações, promovendo inclusão e acessibilidade, além de diversas atividades disponíveis.

Com mais de 19 mil visitantes, a ação teve grande alcance nas redes sociais (mais de 2 milhões de pessoas) e uma grande cobertura de mídia. A coleta de 3 toneladas de alimentos para doação enfatizou a contribuição junto à comunidade. A iniciativa demonstra a sinergia entre preservação cultural, social e inovação tecnológica e a importância de trazer de volta histórias do patrimônio local.

Parque PKXD e PET Virtual

O parque PKXD, foi uma iniciativa inédita em Manaus, que proporcionou uma experiência imersiva e única durante as férias escolares de 2024, destacando-se pela capacidade de conectar o mundo digital do jogo PKXD, com mais de 3 milhões de usuários, ao universo real.

Com atrações como Crazy Run, giro radical, tobogã com piscina de bolinhas, o evento atraiu crianças para atividades físicas e lúdicas que lembravam locais dentro do jogo, servindo de ponte entre as dimensões virtual e real. A oferta de um PET exclusivo, o “Boto cor-de-rosa”, para quem brincasse por uma hora, incentivou a exploração do jogo online, enquanto a colaboração com influenciadores nacionais ampliou o alcance e atração do evento. A alta demanda pelo PET raro e o retorno das crianças ao evento evidenciam o sucesso, que se refletiu também na arrecadação de mais de R$ 200 mil em bilheteria, marcando o projeto como um marco de inovação e entretenimento.

ESPAÇO SOCIAL MANAUARA

Acreditamos que como equipamentos econômicos também nos colocamos como atores sociais de alta relevância, capazes de contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Uma parte fundamental para essa contribuição é a escuta ativa e o acolhimento social.
Nesse sentido, o Espaço Social Manauara foi criado no ano de 2022 com o objetivo de acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e trabalho infantil no espaço externo e interno do Manauara Shopping, propondo atividades que provocam a consciência dos direitos que lhes são assistidos, buscando aumentar a conexão com as comunidades do entorno, consolidando o IRIS como interlocutor entre elas e o shopping na criação de oportunidades para ações de transformação social.
A criação do espaço contribui com as ODS 1 – Erradicação da Pobreza; ODS 10 – Redução das Desigualdades; 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

FLORESTA DO CURUMIM

Criado há 40 anos pelo jornalista e cartunista amazonense, Mauro Adolfo, a Turma do Curumim nasceu em 1983, no Jornal A Crítica. O garotinho indígena e sua turma foi um sucesso no suplemento infantil do jornal, fazendo a alegria dos leitores, com temas ecológicos, aventuras, humor e brincadeiras.

Em 2016, após vários anos de histórias e aventuras, o personagem ‘Curumim, o último herói da Amazônia’ se tornou um Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas, recebendo uma homenagem da Assembleia Legislativa do estado.

Diante desta riqueza histórico-cultural e conexão afetiva com o público, o Curumim merecia ampliar sua presença, não limitando-se apenas aos quadrinhos, e se materializar em um espaço lúdico e cheio de encanto. Foi o que aconteceu quando o Manauara Shopping resolveu apostar nessa parceria e realizar a programação de férias ‘Floresta do Curumim’, iniciativa inédita, 100% amazonense, que uniu diversão e consciência ambiental para crianças.

ERETSE – RESISTÊNCIA É TENDÊNCIA

“Eretse” – do idioma kokama, é uma palavra que fala de resistência, força, espiritualidade. Esta palavra, tão forte e rica em significados, foi a escolhida ser o nome e marca do evento de Moda do Manauara Shopping. Um projeto designado para retratar a riqueza e potência da cultura amazônica. Afinal, valorizar a cultura local faz parte do DNA do empreendimento.
No emblemático espaço Buritizal, o evento produzido pelo ícone da Moda Paulo Borges, dá projeção nacional ao que há de mais belo na região, enaltecendo origens que integram todo o povo brasileiro. A iniciativa consolida o posicionamento do Manauara – um shopping fashionista e arrojado, que tem orgulho de suas raízes amazônicas.
Sob um repertório de brasilidades conduzido pela Orquestra de Câmara do Amazonas, com participação da artista indígena Djuena Tikuna e da soprano Dhijana Nobre, o Eretse foi palco para looks com uma mistura orgânica entre roupas e acessórios de lojas do Manauara e peças do vestuário de etnias locais.

SUN MANAUARA – UMA EXPERIÊNCIA NO VERÂO AMAZÔNICO

Transformar uma área de estacionamento em um espaço de lazer, cultura e entretenimento para o público, agregando valor ao empreendimento e gerando fluxo qualificado. Esta foi a exitosa proposta do Sun Manauara.
O projeto surgiu como uma resposta à crescente valorização pós-pandemia das atividades ao ar livre e a pouca oferta na cidade de espaços para estas atividades com segurança e comodidade, incorporando um componente especial: o pôr do sol do verão amazônico – um espetáculo belíssimo que encanta turistas e locais.
Instalado no estacionamento G8, na cobertura do shopping, o Sun Manauara ofereceu um mirante privilegiado para se apreciar e fotografar o pôr do sol, além apresentações musicais diárias nos fins de tarde, espaços para crianças e pets, exposições, feiras de artesanato e atividades esportivas, entre outras atrações.
Toda a programação foi gratuita e o grande sucesso fez com que o projeto passasse a integrar o calendário anual de eventos do shopping.

ESPECIAL NATAL MANAUARA

O “Especial Natal Manauara”, lançado no dia 24 de dezembro de 2022, foi uma homenagem ao maestro Sidney Rezende, músico mineiro que abraçou a cultura parintinense e se tornou uma referência musical dentro do estado do Amazonas. O projeto consistiu em uma compilação de clipes de canções natalinas interpretadas em ritmo de toada, que foram gravados no Buritizal do Manauara Shopping em 2021. As gravações foram o último trabalho fonográfico produzido e dirigido por Sidney Rezende, que fez os arranjos e as adaptações das canções para o ritmo do Boi Bumbá, além de interpretar duas músicas: “Natal Branco” e “Natal todo dia”.

O programa musical também contou com a reunião de amigos do maestro, que deram testemunho do talento do artista e de sua contribuição inestimável ao Festival Folclórico de Parintins e à cultura amazônica. Com duração de pouco mais de 40 minutos, o programa está disponível no canal de YouTube do Manauara Shopping.

AMORES DA FLORESTA

Patrimônio cultural do Brasil, o Festival de Parintins é a maior representação cultural do Amazonas e atrai todo ano milhares de turistas do mundo inteiro. Devido à pandemia, essa grandiosa festa, que impulsiona a economia local, não aconteceu por dois anos seguidos, causando sofrimento para a população e para os profissionais envolvidos.
Para amenizar esse problema, o Manauara Shopping realizou no Dia dos Namorados 2021 a promoção “Amores na Floresta”, um projeto 360o que buscou não apenas estimular as vendas, mas também a valorizar a arte regional e a reduzir os impactos causados pela pandemia.
O projeto teve grande adesão do público, representou um crescimento de 86% nas vendas em relação 2019 e beneficiou diretamente mais de 50 famílias, além de injetar mais de R$ 150 mil na economia local. Ao valorizar a cultura dos povos amazônicos e ajudar a população atingida, o shopping estreitou ainda mais seus laços com a comunidade, se consolidando de vez como o shopping dos manauaras.

TIME SOU MANAUARA

Graças ao comprometimento com as pessoas, o Manauara Shopping criou o projeto Sou Manauara, um conjunto de ações que buscava mudar o ambiente de trabalho, especialmente no pós-pandemia, o relacionamento interpessoal e a produtividade das pessoas que estavam lá diariamente fazendo o empreendimento funcionar a todo vapor.

O diferencial do Sou Manauara estava no seu alcance, pois foi composto por um conjunto de ações integradas que chegava a todos os colaboradores, terceirizados e até mesmo a familiares e amigos. As mensagens passadas em cada ação iam muito além do seu tema específico, com abordagens didáticas e sempre mais abrangentes, fazendo com que os reflexos em cada indivíduo fossem ainda mais efetivos e consistentes.

Com isso, o Sou Manauara trouxe para dentro do shopping um novo olhar para com os colaboradores e terceirizados, capaz de transformar até mesmo a clima organizacional da empresa e criar uma atmosfera psicológica positiva e duradoura entre a organização e as pessoas.

Horta Pública no Manauara Shopping

De todo os resíduos produzidos pelo empreendimento em 2017, 66% foram destinados ao aterro local, ou seja, apresentavam possibilidade de aproveitamento.

Para cuidar e tratar esses detritos, o Shopping criou o projeto “RENOVE – Manauara Sustentável”, que levou à criação de uma horta no empreendimento. Essa horta recebe compostagem feita com resíduos orgânicos separados pelos visitantes e pelos funcionários das operações de restaurantes e fast-food. Hoje, o espaço produz 12 tipos de hortaliças, que são enviadas a escolas públicas da cidade.

O sistema de compostagem tem o objetivo de diminuir o descarte impróprio dos resíduos orgânicos. Isso é feito com a destinação ecologicamente correta e, assim, contribuindo para a conscientização dos lojistas e, consequentemente, da população local.