PRÊMIO PRATA

Parque D. Pedro Shopping

De resíduo a recurso: Ultrafiltração para ampliar o reuso e melhorar o efluente final

Newton Rique

O Parque D. Pedro Shopping não é atendido pela rede coletora de esgotos da concessionária e, desde sua inauguração em 2002, é responsável por tratar seus efluentes. A tecnologia empregada inicialmente, era a convencional: reator de lodos ativados seguido de flotador e filtro de areia. Parte do efluente tratado era descartada em corpo d´água e outra parte reutilizada em usos não potáveis. Visando melhorar a eficiência do sistema, em 2021 o Shopping investiu em um retrofit de sua Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para implantação da tecnologia mais moderna da atualidade: MBR – Biorreator a Membranas de Ultrafiltração – para tratamento de 100% do esgoto gerado e Osmose Reversa para produção da água destinada às torres de resfriamento. Como resultados, obteve-se a melhora da qualidade do efluente tratado (água de reuso) e do corpo receptor, maior flexibilidade e segurança operacional e aumento do consumo de água de reuso pelo Shopping, reduzindo a demanda por água potável.

GALERIA DE FOTOS

* O número representa a quantidade de projetos inscritos pelos shopping centers ou grupos e respeita a possível inscrição de um mesmo case em uma ou mais categorias da edição 2021.

** A banca-júri do Prêmio Abrasce é formada por especialistas do setor sem relacionamento direto com a Abrasce ou com os shopping centers e/ou grupos de empreendimentos. Cada profissional faz uma avaliação individual dos cases concedendo notas, que são calculadas automaticamente e resultam nos vencedores de cada categoria. Leia o regulamento