FINALISTA

Pátio Alcântara

Aterro Zero Custo Zero

Newton Rique

Com a implantação do novo processo, o Pátio Alcântara saiu de uma taxa média de 23% de reciclagem para impressionantes 96% de todos os resíduos em apenas dois meses e sem investimento incremental. Isso levou o shopping da 26° posição entre os 27 shoppings do PGRS para o 3º lugar no ranking, atrás apenas de empreendimentos com 100% de reciclagem, meta que o shopping está perseguindo incansavelmente.

A principal consequência do projeto “Aterro zero, custo zero” nos resultados do Pátio Alcântara foi a certeza de que é possível mudar, inovar e transformar apostando no conhecimento e não no investimento, trocando um custo por outro.

Outro resultado positivo foi o engajamento e comprometimento total da equipe operacional, dos colaboradores de limpeza e dos lojistas, fortalecendo a união da equipe e a satisfação do lojista da praça de alimentação.

Deixando de ser um grande gerador, o shopping criou um canal de relacionamento com o poder público, que garantiu a inédita coleta dos 4% dos rejeitos.

Em linha com a cultura de compartilhamento da companhia, a experiência pioneira do Pátio Alcântara passou a ser um know how da rede, e pode vir a mudar a relação de outros shoppings com a reciclagem, com ganhos operacionais e de imagem para a companhia.

O grande ganho do projeto “Aterro Zero, Custo Zero” do Pátio Alcântara é o meio ambiente e a comunidade. Estar numa região carente de informação, estrutura e educação, com recursos limitados, não pode ser justificativa para se acomodar à realidade, e sim combustível para transformá-la. Inovar e viabilizar soluções é o compromisso do Pátio Alcântara com o seu entorno.

GALERIA DE FOTOS

* O número representa a quantidade de projetos inscritos pelos shopping centers ou grupos e respeita a possível inscrição de um mesmo case em uma ou mais categorias da edição 2021.

** A banca-júri do Prêmio Abrasce é formada por especialistas do setor sem relacionamento direto com a Abrasce ou com os shopping centers e/ou grupos de empreendimentos. Cada profissional faz uma avaliação individual dos cases concedendo notas, que são calculadas automaticamente e resultam nos vencedores de cada categoria. Leia o regulamento